Buscando Pela melhoria contínua pela qualidade, não apenas nos exames, mas no atendimento aos clientes e na organização interna da empresa, o Laboratório São Paulo se esforçou para a obtenção de um selo Internacional e qualidade ISO 9001-2000.
Uma Vitória de toda a equipe que nele trabalha, sempre com dedicação, seriedade e ética. Esta certificação coloca também o Laboratório São Paulo num diferencial, pois é o 1º e único Laboratório de Araçatuba e região a obter tal titulação.

Nossa Política de Qualidade

“Exercer com qualidade e ética, serviços laboratoriais e apoio no diagnóstico médico, através de:
- Equipe profissional capacitada
- Atualização científica e tecnológica
- Melhoria contínua
Visando a satisfação de nossos clientes e a responsabilidade social da empresa.”

A ISO 9001-2000 no Laboratório São Paulo

A evolução científica e tecnológica da Medicina, em particular na área de laboratório clínico estimulou a modernização de empresa, com renovação de equipamentos totalmente automatizados. Para manter uma atualização científica, os diretores e funcionários participam de cursos, jornadas e congressos de especialidade, mantêm assinatura de revistas e conta com uma biblioteca onde estão disponíveis livros e periódicos de diferentes áreas de laboratório clínico.

POP

Em todas as etapas do processo foram elaborados procedimentos operacionais padrões (POPs) com o objetivo de padronizar as atividades exercidas nos setores administrativos e técnicos. Assim, todas as atividades do laboratório, desde o atendimento ao cliente, até a entrega dos laudos são delineadas por POPs. Da mesma forma, os registros são mantidos nas etapas dos processos, para permitir identificação e rastreabilidade dos laudos, de produtos adquiridos ou de materiais biológicos.
Os funcionários de cada setor colaboram para elaboração e atualização dos POPs, seguindo padronização. Assim como, quando necessário, são responsáveis pelas modificações em função de aterações nos processos, como mudança de método, aparelhos, reagentes, kits, valores de referência ou outras condições. Cada mudança é revisada aprovada pela diretoria.

Produtos Não Conformes:
O Laboratório mantém procedimentos para evitar que produtos inadequados sejam utilizados nas diversas etapas do processo.
Insumos (Reagentes, Meios de Cultura, Materiais de Coleta) e kits: Os Produtos não-conformes recebem etiqueta vermelha (não liberados para uso) e são prontamente removidos para recipientes e locais especificamente designados para segregá-los, para que sejam inutilizados ou devolvidos aos remetentes de origem.
Produto Fornecido pelo Cliente: Os materiais biológicos não-conformes, entregues na recepção ou obtidos na coleta, são prontamente identificados como “Desprezar”. O cliente é notificado do Produto Não Conforme e sua presença é solicitada para nova coleta ou entrega de novo material, quando necessário.
Ação Corretiva

O Laboratório estabelece as medidas que são tomadas diante das não-conformidades detectadas pela unidade de Garantia de Qualidade, pelos funcionários, reclamações dos clientes ou médicos, não conformidades de produtos e processos. Existe um monitoramento para verificar a implementação e a eficácia da ação, eliminando a causa da não-conformidade.

Ação Preventiva

A ação preventiva é um procedimento adotado pelo laboratório para prevenir que uma não conformidade potencial ocorra pela primeira vez.

Opiniões de clientes

Qualquer reclamação, sugestão ou elogio de Cliente detectada dentro ou fora das instalações do Laboratório deve ser incorporada ao Sistema pela pessoa que detectou/recebeu a informação e enviá-la à diretoria, podendo resultar em abertura de solicitação de Ação Corretiva e/ou Preventiva.
Periodicamente, a Diretoria se reúne com a R.D. (Representante da Diretoria) e outras funções eventualmente convidadas, para verificar a adequação e eficácia do sistema da Qualidade, tendo como referência os relatórios de Auditorias Internas, Externas, registros de ações corretivas e preventivas, registros da Qualidade, Pesquisa de Satisfação de Cliente, além de outros assuntos pertinentes.
Manuseio de Materiais: Os cuidados com a manipulação de materiais potencialmente contaminados estão descritos no POP de Biossegurança. Os colaboradores e funcionários utilizam equipamentos de proteção individual (aventais, luvas, máscaras e óculos de proteção).
Armazenamento: Os Kits e insumos são adequadamente armazenados, em locais apropriados obedecendo as recomendações dos fornecedores ou fabricantes, como temperatura e embalagem.

Auditoria Interna da Qualidade

A unidade de Garantia de Qualidade mantém auditoria interna de qualidade, realizada pelo menos uma vez por ano, envolvendo todos os requisitos do Sistema de Qualidade do Laboratório.
Os auditores elaboram relatórios, detalhando as não conformidades. Este relatório é entregue à Unidade de Garantia de Qualidade e diretoria, que os analisa criticamente. Os resultados das auditorias são levados ao conhecimento das equipes de cada setor.
O auditor Líder ou Auditor Qualificado é responsável por realizar sistematicamente auditorias de follow-up, de forma a evidenciar a efetiva implementação e eficácia das Ações Corretivas tomadas.

Treinamento

A necessidade de treinamento é detectada pela direção, chefia dos setores ou nas Auditorias, quando ocorrem não conformidades, havendo treinamento de todo o pessoal envolvido.
Os treinamentos internos são realizados no próprio ambiente de trabalho. Havendo necessidade, a empresa contrata acessória especializada para esta forma de treinamento.

Técnicas Estatísticas

O Laboratório mantém dados estatísticos com informações que fornecem, importantes subsídios na sua rotina de trabalho.
A identificação da necessidade de técnicas estatísticas pode ser levantada em reuniões específicas ou a qualquer momento pelos funcionários do Laboratório, podendo ser utilizadas para soluções de problemas, monitoramento específicos, em casos isolados ou contínuos.

Controle de Registro da Qualidade

O Laboratório mantém registros da qualidade para demonstrar que o sistema da qualidade instalado está efetivamente implementado e cumprindo seus objetivos, bem como para eventuais levantamentos de dados, para análises administrativas e tomadas de decisões em fatos e dados.
Verificamos que a implantação de um sistema de Qualidade ISO 9001-2000 é um processo contínuo, de auto-conhecimento e crescimento da empresa. A preocupação com a qualidade deixa de ser um objetivo e se traduz num ideal, uma busca de todos os colaboradores deste processo. Foram meses de trabalho intenso, dedicação e empenho de todos os funcionários. Hoje, temos ciência do resultado do nosso esforço e a gratificação de termos participado desta experiência única, com a certeza de estarmos no caminho certo.

Resolução mínima de 800x600 - Desenvolvido por Portfolio da Criação