Laboratório São Paulo

Você está em: Página Inicial


JEJUM PROLONGADO FOI FLEXIBILIZADO EM EXAMES DE PERFIL LIPÍDICO

Ao contrário do que era recomendado anteriormente, hoje podemos flexibilizar a necessidade de jejum de 12 horas para exame de perfil lipídico, entre eles Colesterol Total – HDL- LDL – Triglicérides.

De acordo com as Associações Brasileiras de Cardiologia, Endocrinologia e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, a exigência de longo período sem ingestão de qualquer tipo de alimento, poderá ser dispensada, a menos que haja situações clínicas do paciente com elevada concentração de triglicérides. Nestes casos, a obrigatoriedade do jejum deverá ser avaliada pelo médico que acompanha o paciente.

Dentre as evidências para não obrigatoriedade do jejum a determinados exames, está a constatação de que, graças ao avanço das metodologias diagnósticos, o consumo de alimentos antes da realização desses exames – desde que habituais e sem sobrecargas de gordura – causa baixa ou nenhuma interferência na análise dos exames.

Essa mudança trará muitos benefícios para você, que poderá escolher horários alternativos para coletar seus exames com tranquilidade, evitando filas e esperas prolongadas. Também crianças, idosos e diabéticos, que não terão mais a necessidade de ficar sem se alimentar por longos períodos.

* Para alguns exames, como por exemplo Glicemia, permanece a necessidade de 8 horas de jejum.