Laboratório São Paulo

Você está em: Página Inicial | Notícia


25 de julho de 2015

Aleitamento materno



     O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Ele contém proteínas, vitaminas, gorduras, água e outros elementos necessários para seu completo e correto desenvolvimento, além de substâncias, tais como anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para proteger o bebê contra doenças.

     A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal e, ainda, contribui para o desenvolvimento psicomotor do bebê. O próprio ato de mamar promove uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam da fala e estimula também o padrão respiratório nasal do bebê.

     Além do mais, o leite materno tem a vantagem de ser facilmente digerido e é muito prático, pois está sempre pronto, e econômico, pois não necessita de esterilizador ou mamadeiras.

     Para a mãe, também traz muitas vantagens, tais como: maior segurança, queima de calorias (auxiliando-a a voltar ao seu peso normal), o útero regressa mais rápido ao seu tamanho normal e protege-a da osteoporose, do cancro de mama e de ovário.

Colostro – Nome do primeiro leite materno (até o 6º dia após o parto). É um leite muito rico em proteínas, sendo de cor amarelada. Confere ao bebê a primeira proteção imunitária.

“Descida do leite” – Passagem do colostro para leite maduro. Este é produzido em maior quantidade. Tem uma coloração mais esbranquiçada.
Composição do leite – Varia durante a mamada: no início é mais rico em água e, após mais ou menos 5 minutos, fica mais rico em matérias gordas, de modo a saciar o bebê. É por isso que se deve esvaziar primeiro uma mama, antes de se passar para a outra.

“Amamentação em todos os momentos: mais saúde, carinho e proteção”

     O Curso de Gestantes do laboratório São Paulo – Materno Infantil oferece aos casais gestantes (marinheiros de primeira viagem) uma bagagem de conhecimento muito grande. Todos os profissionais são habilitados e fornecem as orientações necessárias para que os pais tenham confiança e saibam lidar com os contratempos.

Hoje, estamos na 19ª turma. O curso é gratuito e todos os palestrantes são voluntários.
Nossa satisfação é saber e ouvir de cada participante (pai e mãe) sobre a diferença que o curso fez na vida do casal. Ficamos muito felizes em saber que, de certa forma, contribuímos para os cuidados e para a segurança de cada nova vida!