Laboratório São Paulo

Você está em: Página Inicial | Notícia


24 de abril de 2014

Dengue: conheça mais sobre a doença e ajude na prevenção!



A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em locais com acúmulo de água parada. Existem quatro sorotipos deste vírus e uma vez infectada, a pessoa somente adquire imunidade para aquele sorotipo, podendo se contaminar com os demais. No verão, há um grande aumento da ocorrência da doença. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo mostram que, até o começo de abril, houve um aumento de 42% nos casos de dengue, em comparação com o ano anterior. Em Araçatuba, até o final de maio, haviam sido registrados 349 casos de dengue. O Instituto Adolfo Lutz confirmou, no dia 31 de março, a primeira morte causada por dengue em Araçatuba, neste ano.

A dengue apresenta sintomas parecidos com a gripe, o que muitas vezes gera dúvidas sobre o diagnóstico. Mas à medida que a doença se desenvolve, surgem sintomas que as diferenciam, como vômito, náuseas e manchas avermelhadas no corpo. Existem três formas clínicas de manifestação da doença: dengue clássica (parecida com a gripe), dengue hemorrágica (caracterizada por alterações da coagulação sanguínea) e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, que pode levar à morte.

Sintomas da dengue. Fonte: site G1

Sintomas da dengue. Fonte: site G1

A pessoa que apresentar os sintomas deve permanecer em repouso, cuidar da alimentação e não descuidar da hidratação, tomando bastante água, sucos e até mesmo soro, pois a desidratação pode levar ao agravamento da doença e evolução para um quadro de dengue hemorrágica. Em nenhum caso, o doente deve utilizar analgésicos ou antitérmicos que tenham em sua fórmula o ácido acetilsalicílico, portanto é fundamental consultar o médico antes de tomar qualquer medicação.

O combate ao mosquito é essencial para a prevenção da doença, eliminando os locais de proliferação da fêmea. Vamos todos nos unir no combate à dengue!

Dicas para prevenção da dengue. Fonte: Portal Iluminar.

Dicas para prevenção da dengue. Fonte: Portal Iluminar.

Referências:

Site da Dengue. Tudo sobre a dengue. Disponível em: http://www.dengue.org.br/ Acesso em: 26 de maio de 2014.

Combate a Dengue. O que é dengue. Disponível em: http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/ Acesso em: 26 de maio de 2014.

Portal Iluminar. Centros de referências para atendimento de casos suspeitos de dengue em Unaí. Disponível em: http://www.portaliluminar.com.br/saude/centros-de-referencias-para-atendimento-de-casos-suspeitos-de-dengue-em-unai/ Acesso em: 26 de maio de 2014.

Folha de São Paulo. Casos de dengue em 2014 aumentam 42% na capital paulista. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1438775-casos-de-dengue-em-2014-aumentam-42-na-capital-paulista.shtml Acesso em: 26 de maio de 2014.

G1. Confirmada primeira morte por dengue em Araçatuba. Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/03/confirmada-primeira-morte-por-dengue-em-2014-em-aracatuba.html Acesso em: 26 de maio de 2014.