Exame de Dengue + Hemograma Completo


A dengue é uma doença viral, de grande prevalência no Brasil. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e possui alta incidência em períodos chuvosos. Possui como principais sintomas a febre alta, dor de cabeça, mal estar, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, dor no corpo, manchas vermelhas no corpo, podendo evoluir para quadros mais graves os quais apresentam dores abdominais intensas, sangramentos de mucosas, letargia, vômitos persistentes etc.

Os exames laboratoriais são uma ferramenta importante para o diagnóstico clínico, sendo possível através de testes rápidos (imunocromatrografia, teste qualitativo) os quais podem detectar anticorpos presentes, sendo recomendável a coleta a partir do 7º dia de sintoma. Também é possível detectar um antígeno da dengue conhecido como NS1 que pode ser colhido desde o 1º dia de sintoma. Existem também testes quantitativos como a sorologia feita pelo método de ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática). Outro exame importante para o acompanhamento clínico é o hemograma. Nele podem aparecer alterações nas plaquetas e nos leucócitos, sendo de interpretação médica e avaliado caso a caso.

Dengues testes rápidos como IgG/ IgM e NS1 podem ser liberados com o prazo de 2 horas. Sorologia pelo método de ELISA com 5 dias úteis.

 

Referência Bibliográfica:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue; Acesso em 12/04/2022.

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/dengue_aspecto_epidemiologicos_diagnostico_tratamento.pdf. Acesso em 12/04/2022.

© 1956-2022 - Laboratório São Paulo.
Todos os direitos reservados
WhatsApp