Monkeypox ou Varíola dos Macacos


A Monkeypox (MPX) ou varíola dos macacos é uma zoonose viral causada pelo Monkeypox vírus, que pode ser transmitida para humanos por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus (pele, secreções, saliva e gotículas) e materiais contaminados com o vírus (toalhas, roupas, utensílios domésticos).

O período de incubação é geralmente entre 3 a 16 dias após o contato com o vírus, manifestando sintomas como febre, linfonodos inchados (ínguas), dores no corpo e cabeça, fraqueza, calafrios e erupções cutâneas planas ou elevadas, que podem conter líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. As erupções tendem a se concentrar no rosto, palma das mãos e planta dos pés, mas podem manifestar em qualquer parte do corpo. No período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas.

Como ainda não há registro de imunizantes (vacinas) para monkeypox no Brasil, os principais modos de prevenção são o distanciamento social e isolamento imediato após a suspeita e/ou confirmação da doença, evitando contato direto com as pessoas infectadas, não compartilhando itens e roupas de uso pessoal e realizando a higienização regular das mãos com água e sabão ou álcool em gel, assim como a desinfecção de superfícies possivelmente contaminadas.

O tratamento atual no Brasil é baseado em medidas de suporte com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e evitar sequelas, pois ainda não há medicamentos específicos para monkeypox.

O diagnóstico é realizado de forma laboratorial, por teste para detecção molecular por reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR) ou sequenciamento genético do DNA viral. Como amostra a ser analisada, utiliza-se o material coletado das erupções cutâneas (secreções ou crostas secas), por meio de swabs, que é encaminhado para Laboratórios de Referência.

Não hesite em procurar uma unidade de saúde caso suspeite que esteja com sinais e sintomas compatíveis com a monkeypox. Evite contato direto com outras pessoas e higienize regularmente das mãos para evitar a transmissão.

 

Fonte: Ministério da Saúde. Varíola dos Macacos. Acesso em: 17/08/2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/variola-dos-macacos

© 1956-2024 - Laboratório São Paulo.
Todos os direitos reservados
WhatsApp