Laboratório São Paulo

Você está em: Página Inicial | Institucional



Tudo começou em outubro de 1956, quando o Dr. Lélio Avezum realizou o sonho de instalar em Araçatuba um Laboratório de Análises Clínicas. Na época, o município possuía um corpo médico de aproximadamente 50 profissionais e contava com um único Laboratório. Alugou então uma casa na rua Carlos Gomes, no centro de Araçatuba, onde teve início nossa história.

Em 1959, à frente da empresa, o Dr. Lélio Avezum, atendendo a um pedido do médico Dr. Manoel Pedroso Filho, deu início ao atendimento de pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba. “A generosidade sempre foi um dos traços do Dr. Lélio. Ele fez inúmeros exames gratuitos para os que não podiam arcar com os custos desse recurso”, declara Neyde Avezum, sua esposa.

Também em 1959, uma unidade do Instituto Adolfo Lutz foi instalada em Araçatuba e o Dr. Lélio foi seu primeiro diretor, cargo que ocupou por aproximadamente 35 anos. Já em 1960, com espírito empreendedor, adquiriu um imóvel na rua Princesa Isabel, para onde transferiu o laboratório.

Para facilitar o trabalho na Santa Casa de Misericórdia, o Dr. Lélio montou um laboratório dentro do hospital em 1975, que permaneceu sob sua responsabilidade até 1991. Isso facilitou o manuseio do material coletado e agilizou o resultado dos exames, que muitas vezes eram urgentes e dos quais dependia o pronto diagnóstico a ser dado pelos médicos.

Sempre preocupado com a qualidade do trabalho, em 1978, o PELM – Programa de Excelência para Laboratórios Médicos, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, foi integrado ao Laboratório São Paulo, com certificação de qualidade renovada a cada ano.

Desde 1990, o Laboratório São Paulo funciona em sua atual sede, localizada na rua Tiradentes, esquina com a rua Rio de Janeiro. Projetado especialmente para abrigar o laboratório, o prédio começou a ser construído em 1989, sendo finalizado no ano seguinte, quando ocorreu a mudança. A sede possui um total de 749 metros quadrados de área construída.

A preocupação na precisão dos resultados levou o Dr. Lélio a firmar parceira com o Laboratório Fleury de São Paulo. Sempre que havia dúvidas, eram enviadas amostras para o Fleury para que houvesse a checagem. Essa parceira existe até hoje, mostrando a humildade, respeito e preocupação com que o Laboratório São Paulo atende seus clientes. “É uma troca de experiências que agrega valor ao Laboratório”, afirma o médico hematologista Dr. Ivo Pezzotti, que presta serviços para o São Paulo desde 1992.

Em 1997, todos os processos do Laboratório foram informatizados. Em 2001, obteve o Selo Internacional de Qualidade – ISO 9001. Um ano depois, a Dr.a Lígia Mattar Avezum Galasini, especialista em patologia clínica e medicina laboratorial pelo Hospital Sírio Libanês, passou a integrar a equipe médica do Laboratório.

No ano de 2004, o Laboratório São Paulo renova o certificado de qualidade da norma ISO 9001:2000. Neste mesmo ano, passaou a atender 24 horas por dia, ao assumir o Laboratório do Hospital UNIMED de Araçatuba. Possui atualmente um sistema de coleta diferenciada, consistindo na utilização de tubos de coleta importados da Alemanha, cuja tecnologia e inovação garantem um processo mais confortável para o paciente e ao mesmo tempo, uma maior qualidade nas amostras.

Em 2005, o Laboratório implantou código de barras na identificação de amostras de pacientes e em 2006, passou a disponibilizar no site todo o histórico de resultados de seus exames desde 1997, através de cartão internet individual para pacientes e médicos, além de informações de exames e convênios, notícias e atualizações.

Devido a esta trajetória de qualidade, tecnologia, constante atualização e respeito a seus usuários, o Laboratório São Paulo é considerado uma referência regional em análises clínicas.