Muitos fatores contribuem para essa v ariedade clínica e anatômica da infecção, como demográficos e epidemiológicos do paciente.
Utilidade e cuidados na medida e interpretação dos resultados.
A interpretação dos testes de função tireoidiana (TFT) geralmente é feita de modo simples e direto.
O diagnóstico da retocolite ulcerativa (RCU) e da doença de Crohn (DC), é necessária a associação de dados clínicos, laboratoriais, endoscópicos, radiológicos e anatomopatológicos.
Aspectos relevantes para a avaliação dos parâmetros hematológicos.
Abordagem laboratorial das infecções que causam corrimento uretral
Aspectos laboratoriais do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas.
SBPC/ML publica terceira lista com recomendações
Atualização de diagnóstico 2023
Atualidades sobre diagnóstico e propedêutica
Informações do Manual Técnico para o Diagnóstico das Hepatites Virais – Ministério da Saúde
Bactéria intracelular obrigatória, a R. rickettsii apresenta como genoma um cromossomo circular único e multiplicação por divisão binária. As riquétsias são microrganismos visualizados por métodos especiais como a coloração pelo método de Gimenez e passíveis de cultivo apenas em culturas de células.
A evolução da automação na hematologia introduziu na rotina laboratorial diversos parâmetros.
Todos os dias, suas vias aéreas são expostas a diversas partículas e microrganismos imperceptíveis aos olhos e que são capazes de desencadear doenças respiratórias. Esses tipos de agentes contaminantes podem afetar qualquer pessoa.
Resumo das Diretrizes do Segundo Workshop Internacional.
Os algoritmos de diagnóstico recomendados incluem métodos moleculares e sorológicos. São utilizados no diagnóstico de pacientes e na vigilância epidemiológica, laboratorial e permitem a consequente aplicação de ações de prevenção e controle.
Os principais fatores de risco para Mieloma Múltiplo (MM) são idade, sexo, raça e histórico familiar. Apenas 15% dos diagnósticos são realizados em pessoas com menos de 55 anos, enquanto mais de 60% dos diagnósticos acontecem em adultos com mais de 65 anos. A incidência de MM é 1,5 vezes maior em homens do que […]
O FIB-4 é um método não invasivo para calcular o dano no fígado, seja fibrose ou cirrose, são utilizados e validados por muitos consensos e protocolos, substituindo na maioria dos casos a realização da biópsia, da elastografia ou do fibroscan. Para a realização do cálculo é necessário ter os valores das transaminases AST e ALT […]
Harmonização do Consenso brasileiro (CBA) e o Internacional (ICAP) para o exame Autoanticorpos anti-célula (ANA HEp-2) em Imunofluorescência Indireta (HEp-2 IFI).
As cadeias leves livres de imunoglobulinas monoclonais (CLLs) são um importante marcador diagnóstico para gamopatias monoclonais e, por mais de 150 anos, a presença da proteína Bence Jones na urina foi o principal indicador da produção monoclonal de CLLs.
Diagnóstico Diferencial A Monkeypox ou “varíola dos macacos”, como é popularmente conhecida, é uma doença causada por vírus que pertence ao gênero orthopoxvirus e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A confirmação dos casos ocorre com exame laboratorial positivo para o vírus da varíola […]
Informamos que passamos a realizar internamente o exame: AMÔNIA SANGUÍNEA, com liberação do resultado no mesmo dia.
A Calprotectina Fecal é uma proteína antimicrobiana liberada pelos neutrófilos, no intestino, frente a exposição da mucosa a uma inflamação.
Os anticorpos IgE específicos do ovo são normalmente os primeiros a aparecer em crianças que desenvolvem doença atópica. A proteína de leite de vaca (PLV) é a principal causa de alergia alimentar em crianças com menos de 3 anos.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), em recente publicação de abril de 2014, cerca de 185 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas com o vitus da Hepatite C (HCV).
No final de 2013 foi aprovada uma portaria que regulamenta a utilização do Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças […]
A American Cancer Society estima que cerca de 200.000 homens receberam diagnóstico de câncer da próstata e cerca de 30.000 faleceram devido a essa doença em 2002, nos Estados Unidos.
O hormônio do crescimento (GH) é um polipeptídeo produzido e secretado pela hipófise anterior e sua principal função é a promoção do crescimento corporal.
Com o objetivo de atualização, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) elaborou recomendações baseadas nas mais recentes evidências científicas. A seguir, serão apresentadas as recomendações para o diagnóstico.
Os exames laboratoriais possuem, tradicionalmente, períodos definidos de jejum para a coleta que variam de 8 a 12 horas. Os períodos pós-prandiais (após a refeição) acompanham-se de mudanças do sangue, o que pode interferir…
Há muitas situações clínicas em que os hormônios relacionados à função ovariana são solicitados, especialmente na investigação e no tratamento da infertilidade.
As alergias ou reações de hipersensibilidade são respostas imunológicas exacerbadas geradas pela exposição à um determinado antígeno […]
Testes de laboratório são fundamentais para o diagnóstico dos distúrbios da tireóide, já que os sinais e sintomas da doença tireoidiana podem ser sutis ou mesmo ausentes.
Reação em cadeia de polimerase (PCR) é um método de produção de um grande número de cópias de trechos pequenos de DNA a partir de amostras muito pequenas de material genético.
Mucoproteínas versus Alfa1-Glicoproteína Ácida: o que quantificar?